Informação é da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas.

Homem de 52 anos é primeiro morador de MS com sarampo confirmado
Dose da vacina contra sarampo sendo manipulada. / Foto: Agência Brasil

O primeiro caso de morador de Mato Grosso do Sul com sarampo este ano foi confirmado nesta quarta-feira (4). A informação é da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas – a 338 quilômetros da Capital. 

Conforme nota, o caso confirmado pela Vigilância Epidemiológica trata-se de um homem, de 52 anos, que esteve recentemente na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, onde apresentou os primeiros sintomas da doença. Ele é soldador e havia viajado a trabalho.

Ainda segundo a nota, o homem retornou a Três Lagoas cinco dias após apresentar manchas e ferimentos pelo corpo, sintomas comuns do sarampo. Apesar disso, o pouco tempo dos sintomas não traz riscos de transmissão a moradores da cidade, garante a Vigilância, porque o vírus não chegou a circular no município. “Esse período de cinco dias após o início do "exantema" é um período considerado de não transmissibilidade da doença", como explicam as autoridades da Saúde.

A reportagem entrou em contato com a SES (Secretaria de Estado de Saúde) que informou acompanhar o caso desde 26 de agosto. "O caso continua em investigação para esclarecer todas as questões", diz nota da Secretaria. A notificação pode constar em relatório de São Paulo, caso seja comprovado que a doença foi contraída em Jundiaí.

 A SES reforça que "a vacina é a única forma de evitar o contágio da doença. Profissionais da saúde afirmam que os sintomas do sarampo aparecem em trio: 1) febre alta, acima dos 38,5°C; 2) exantema – “pintinhas vermelhas” pelo corpo, iniciando sempre pela cabeça; e 3) tosse, coriza ou conjuntivite".

Nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde divulgou novo boletim sobre sarampo no País. No Estado, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde, foram 31 suspeitas este ano, 27 delas descartadas, 4 ainda em investigação, 3 delas em Campo Grande.

Brasil - Desde junho, quatro mortes por sarampo foram confirmadas no país, a última em Pernambuco, de uma criança com menos de um ano. As outras 3 aconteceram em São Paulo.

O Ministério da Saúde divulgou 2.753 casos confirmados de sarampo, 98% deles em São Paulo, outros 15 no Rio de Janeiro, 12 em Pernambuco, 7 em Santa Catarina, 3 no Distrito Federal.

Se o caso de Mato Grosso do Sul entrar como notificação local, o Estado entrará na relação de locais com 1 caso confirmado, assim como Goiás, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Piauí.