O sangue coletado é utilizado, por exemplo, em atendimentos de urgência, cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com crônicas e câncer.

Hemocentros reforçam medidas de higiene e distanciamento social durante pandemia
A publicitária Raphaela Barros, de 27 anos, sabe da importância da doação de sangue e se organiza para fazer a doação a cada três meses. / Foto: EBC

Mesmo durante a pandemia da Covid-19, os hemocentros precisam da doação de sangue dos voluntários e, para isso reforçaram as medidas de higiene e distanciamento social para conter a contaminação pelo coronavírus.

O sangue coletado é utilizado, por exemplo, em atendimentos de urgência, cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com crônicas e câncer.

A publicitária Raphaela Barros, de 27 anos, sabe da importância da doação de sangue e há sete anos, ela, a irmã e uma prima se organizam para fazer a doação a cada três meses.

O novo coronavírus não impediu que ela seguisse com a iniciativa. Morando em Brasília, ela agendou um horário no Hemocentro para doar sangue.

"Acho importante continuar doando sangue porque as pessoas continuam precisando desse tipo de doação", explicou.

"Acidentes continuam acontecendo, pessoas doentes que não são apenas de Covid, e essas pessoas continuam precisando de sangue. Para mim, é importante continuar por conta disso".

Raphaella contou que no local de doação todos os profissionais seguiam protocolo de segurança e usavam máscaras, equipamentos de segurança individual, além de atender as normas de distanciamento social entre os doadores.

"Na hora de fazer a doação de sangue distanciaram os pacientes e não tinha tantos pacientes", disse. "Eu me senti super segura.

Não é um ambiente que me traz nenhuma sensação que eu possa ficar doente ou que eu poderia pegar ou transmitir a doença", completou.

Doação de Sangue
Para doar, é preciso: ter entre 16 e 69 anos, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas, estar alimentado, pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e estar em boas condições de saúde.

O Hemocentro de Brasília informou que o doador também precisa utilizar máscara, lavar as mãos, higienizá-las com álcool em gel e manter distância das outras pessoas.

Em caso de qualquer sintoma como febre, tosse, irritação ou dor de garganta, não deve comparecer ao local.

Campanha Doação de Sangue
O Governo Federal lançou na sexta-feira (12) campanha para incentivar a doação com o tema "Seja solidário.

Doe sangue. Doar é um ato de amor". Dia 14 de junho foi o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Mais informações, acesse site sobre doação do Ministério da Saúde.