Hashioka já havia deixado a secretaria em 2020, para disputar as eleições municipais, em Nova Andradina.

Hashioka pede exoneração da Seinfra para disputar eleições
Hashioka já havia deixado a secretaria em 2020, para disputar as eleições municipais, em Nova Andradina. / Foto: Reprodução

O secretário especial de relações institucionais da Seinfra (Secretaria de Estado de Habitação e Infra-Estrutura-Geral), Roberto Hashioka, deixou o cargo nesta segunda-feira (21). Ex-prefeito de Nova Andradina, Hashioka, em seu pedido de exoneração, destacou a proximidade das eleições e sua pretensão em participar do pleito. Ele também relembrou sua trajetória na gestão Reinaldo Azambuja, à frente do Detran-MS e da SAD Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização).

Na Seinfra, de acordo com o Governo do Estado, Hashioka, dedicou-se à interlocução com os municípios, visando ao desenvolvimento de ações conjuntas destinadas à implementação da infraestrutura regional e urbana e observada a política de desenvolvimento sustentável do Estado. “Procuramos contribuir da melhor forma, nesses sete meses e meio, de julho de 2021 a fevereiro de 2022”, destacou. Hashioka já havia deixado a secretaria em 2020, para disputar as eleições municipais, em Nova Andradina.

Trajetória | Engenheiro Civil e servidor de carreira do Estado, foi Chefe da Regional do Departamento de Estradas de Rodagem de Mato Grosso do Sul (Dersul), no Vale do Ivinhema (Nova Andradina) entre 1982 e 1995. Também esteve à frente da Regional do Dersul de Dourados durante o ano de 1997, além de ter supervisionado as obras realizadas pela Cesp, no período de 1998 a 2000, no Vale do Ivinhema e Região de Três Lagoas.

Prefeito de Nova Andradina por três oportunidades e um dos gestores mais premiados de Mato Grosso do Sul, foi campeão de votos no Brasil (TSE – Eleições 2004) e encerrou seu segundo mandato com 93% de aprovação, como “Campeão de Popularidade” em Mato Grosso do Sul (Correio do Estado/Ibrape). Entre as premiações como gestor municipal, destaque para o prêmio “Prefeito Amigo da Criança” e pela ambiência favorável à inovação, tecnologia e incentivo à industrialização, o prêmio “Prefeito Empreendedor 2016” nas etapas Estadual (Inovação/Sustentabilidade e Melhor Projeto – Troféu Atores do Desenvolvimento) e Nacional (Melhor Projeto da Região Centro-Oeste).

Também foi reconhecido nacionalmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2016, com o prêmio “Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas”, em que obteve o melhor desempenho nas práticas de gestão entre os prefeitos do Centro-Oeste, integrando a lista de apenas cinco prefeitos premiados pelo exemplo de gestão e transparência na aplicação de recursos públicos.