Hamilton lidera os primeiros treinos livres em Abu Dhabi
Carro do piloto inglês Lewis Hamilton, da Mercedes. / Foto: EFE/Valdrin Xhemaj

O piloto inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, que compete pelo título mundial com o companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg, liderou a primeira sessão de treinos livres do Grande Prêmio de Abu Dhabi.

Hamilton, que vem de vitórias nas três corridas anteriores e está 12 pontos atrás de Rosberg, estabeleceu o tempo de 1min42s869 com os pneus macios no primeiro contato com o circuito de Yas Marina, 3,74 décimos mais rápido que o alemão, que utilizou pneus ultramacios.

No entanto, a liderança de Hamilton neste primeiro teste, disputado a 30 graus em Yas Marina e 37 em pista, aconteceu em condições diferentes das que se apresentarão na corrida, que será disputada ao entardecer e com um asfalto mais frio, o que dificultará a aderência dos pneus e a melhora nos tempos.

Atrás das duas Mercedes ficaram o holandês Max Verstappen e o australiano Daniel Ricciardo, ambos da Red Bull, o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), o mexicano Sergio Pérez (Force India), o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), o espanhol Carlos Sainz (Toro Rosso), o brasileiro Felipe Massa (Williams) e o sueco Marcus Ericsson (Sauber), décimo hoje.

Rosberg foi o primeiro a fazer um melhor tempo, de 1min43s243, 8,9 décimos mais rápido que Hamilton e dois segundos melhor que os tempos da Ferrari.

Passada a primeira hora, com as melhoras lógicas do primeiro contato com o asfalto de Abu Dhabi, Hamilton aparecia à frente do companheiro de equipe com um melhor tempo de 1min43s051. No meio da jornada, o tempo de Hamilton era o melhor, seguido por Rosberg, Verstappen e Ricciardo.

Na última meia hora e com o pneu macio, Hamilton abaixou o tempo para 1min42s869, marca que seria a definitiva neste primeiro treino no circuito de Yas Marina.