Familiares e amigos protestam nas redes sociais sobre “descaso por parte da polícia”

Há 8 dias na agonia, família busca por conta própria irmãos desaparecidos
Familiares dos irmãos fizeram buscas na região do Distrito de Nova Itamarati / Foto: Foto: Direto da Ruas

Desaparecidos há oito dias, a família dos irmãos Rodney Campos dos Santos, 27 anos, e Edney Bruno Ortiz Amorim, 20 anos, fez buscas por conta própria pela dupla durante dois dias. Os irmãos foram vistos pela última vez em uma abordagem do DOF (Departamento de Operações da Fronteira), no sábado (12).

Vídeo divulgado no Facebook e WhatsApp mostrou o momento da abordagem e os rapazes sendo levados pelos militares. O veículo Golf foi encontrado abandonado em Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

Agoniados com o desaparecimento, familiares buscaram pelos irmãos na região do distrito de Nova Itamarati, para onde a viatura e o Golf foram vistos no dia do desaparecimento. Contudo, embora o esforço nenhuma pista foi encontrada por eles.

Na última sexta-feira (18), a polícia do Paraguai devolveu o par de tênis de Rodney, mas o carro continua apreendido na cidade paraguaia.

Revolta - Familiares e amigos protestam nas redes sociais sobre “descaso por parte da polícia”. Eles citam o caso do sequestro de Pedro Urbieta de Souza, 12 anos, que já está esclarecido e com os envolvidos presos, enquanto sobre os irmãos nenhuma pista foi encontrada.

Investigações - Uma investigação foi aberta pela Polícia Civil, enquanto um inquérito militar do DOF apura o caso paralelamente. Por ora, enquanto os fatos são apurados, os policiais foram afastados das atividades.

Informalmente, os quatro policiais militares lotados no DOF (Departamento de Operações de Fronteira) declararam que logo após a abordagem liberaram os irmãos. Entretanto, um novo vídeo ao qual o Campo Grande News teve acesso na quinta-feira (17), contraria a versão informal dos policiais de que os irmãos foram liberados após a abordagem.

 

Os dois foram abordados em frente a um posto de combustíveis na saída para Antônio João, entre 11h40 e meio-dia de sábado (12). Vídeo da câmera de segurança do posto mostra o momento em que Rodney é levado para a viatura, que deixa o local seguida pelo Golf, onde estavam três outros três policiais e Edney, no banco de trás.

Ao Campo Grande News, o diretor do DOF, coronel PM Kleber Haddad Lane, disse nesta quinta-feira (17) que os policiais ainda não foram ouvidos no IPM (Inquérito Policial Militar) instaurado, mas em declarações informais teriam dito que liberaram os irmãos logo em seguida.

“Não foram ouvidos ainda, mas a princípio disseram que saíram dali da linha de fronteira, que atrapalhava até a comunicação, para fazer a checagem deles, para uma averiguação mais profunda, mais detalhada, em outro ponto e depois liberaram em função de outra ocorrência”, afirmou o coronel.

Segundo ele, a ocorrência não foi oficializada, já que os irmãos não teriam sido presos, mas apenas abordados. “Não foi registrada a ocorrência porque eles não foram presos, não houve voz de prisão para eles, não foram algemados. Foram conduzidos, de uma maneira errada”, disse.

Na estrada – O posto onde os irmãos foram abordados fica na saída de Ponta Porã para o distrito Nova Itamarati e para o município de Antônio João. O Golf preto foi encontrado ainda no sábado no bairro Defensores del Chaco, em Pedro Juan Caballero, a cem metros da Linha Internacional, na saída para Dourados – do outro lado da cidade.