Testes encontraram substâncias da cocaína no sangue do centroavante

Guerrero, do Flamengo, é suspenso por um ano pela Fifa após doping

O centroavante do Flamengo, Paolo Guerrero, está suspenso por um ano por doping. A decisão da Fifa foi divulgada nesta sexta-feira (8). Com a medida, Guerreiro ficará fora da seleção peruana na Copa do Mundo de 2018.

A suspensão impede na verdade que Guerrero participe de qualquer partida oficial ou amistosa até o dia 3 de novembro do próximo ano. A decisão põe em risco sua permanência no tricolor carioca.

A defesa do centroavante já disse à imprensa nacional que vai recorrer ao Tribunal de Apelações da Fifa, e até mesmo à Corte Arbitral do Esporte, caso a suspensão seja mantida. O jogador disse, em comunicado oficial, estar surpreso com a decisão.

O contrato entre Guerrero e o clube carioca termina no dia 10 de agosto. Se até lá o centroavante ainda estiver suspenso, as chances do Flamengo optar pela renovação do contrato é baixa, avaliam especialistas.

Doping

Guerrero foi pego com presença de benzoilecgonina e metabólito, substâncias presentes na cocaína, em seu sangue após um teste antidoping realizado na Argentina, no dia 5 de outubro, depois de um jogo contra a seleção dos hermanos.

A defesa do jogador alegou que houve uma contaminação cruzada por folhas de cocas, após ele ingerir chá antigripal antes do jogo contra a Argentina. O argumento não funcionou, e a Fifa decidiu puni-lo preventivamente no último dia 3 de novembro.