O agente apresentava sinais de embriaguez, mas negou o uso de bebidas alcoólicas.

Guarda municipal, preso ao dirigir bêbado em terminal e xingar colegas, culpa ‘raizada’

Preso, nessa terça-feira (19), por colegas de farda ao dirigir bêbado e na contramão no terminal do Aero Rancho, em Campo Grande, o guarda municipal Ezequiel Garcia disse que estava brincando quando desferiu xingamentos contra outros agentes. Ele teve de ser detido a balas de borracha pelos agentes já que fugiu da abordagem. 

Ele estava em visível estado de embriaguez quando passou pelo terminal xingando os colegas de farda: “vão prender bandidos, seus *”. Em seguida, foi embora, mas voltou minutos depois entrando no terminal na contramão. 

O guarda acabou perseguido pelas ruas do bairro, sendo alcançado quando tentava entrar em sua residência. Ezequiel não obedeceu à ordem de parada e um disparo de bala de borracha foi feito para contê-lo. O agente apresentava sinais de embriaguez, mas negou o uso de bebidas alcoólicas.

Ele disse aos policiais que havia tomado dois copos de ‘raizada’ para a fertilidade e a bebida contém álcool. O agente responde a um processo por fazer uma ‘festinha particular’ em local de serviço, na guarita que fica localizada no Terminal Guaicurus.

Ezequiel teve seu afastamento preventivo publicado em junho deste ano. Na madrugada do dia 20 de junho, a equipe foi acionada por moradores da região do Terminal Guaicurus. Eles acreditavam que a guarita construída naquele local tinha sido invadida por vândalos.

No entanto, no local, os guardas encontraram o colega, em local de serviço, promovendo uma festa particular com aproximadamente quatro pessoas. Foram encontrados narguilé e bebidas alcoólicas — cervejas e vodka.

O guarda também já chegou a ser detido pela Polícia Militar, em dezembro de 2020, por desobediência. Na ocasião, a equipe foi chamada por conta de perturbação do sossego em uma residência, no Nova Lima. Os militares constataram o som alto e acionaram a sirene da viatura, quando o guarda desligou o som.

Em nota, a  SESDES disse que medidas serão tomadas. “ A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social - SESDES, ainda não recebeu formalmente detalhes da referida ocorrência.  Assim que a instituição for comunicada oficialmente as medidas administrativas serão efetivadas por meio da Corregedoria-Geral da SESDES.”