Caso ocorreu durante patrulhamento no bairro Serra Azul em Campo Grande.

Guarda flagrado dando
GCM foi flagrado dando tapa no rosto do adolescente. / Foto: Repórter Top

O secretário Especial de Segurança e Defesa Social,  Valério Azambuja, responsável pasta de gestão da GCM (Guarda Civil Metropolitana), disse em nota oficial nesta segunda-feira (22), que o guarda flagrado dando um "surdão" em um adolescente foi afastado das ruas.

O caso foi divulgado após moradores do bairro Serra Azul, em Campo Grande, flagrarem e registrarem em vídeo uma equipe da GCM dando um tapa no rosto de um adolescente de 17 anos. O flagra foi feito na noite do último sábado (20). O motivo seria suposta irritação da equipe após o garoto empinar a bicicleta próximo à viatura.

Conforme o secretário de segurança, "como medida de caráter preventivo, determinou-se ao comando da Guarda Civil Metropolitana o imediato afastamento das atividades externas do servidor envolvido no incidente, até a plena elucidação dos fatos, no intuito de manter a atuação da GCM na localidade."

Ainda conforme a nota oficial, o patrulhamento da GCM no bairro foi solicitado pelos próprios moradores, que estavam incomodados com as aglomerações, e rachas aos fins de semana na região.

O caso

De acordo com informações enviadas via Repórter Top, durante a abordagem ao adolescente na rua Brilhante, um dos servidores deu uma tapa rosto dele.

No vídeo, é possível ver que um grupo de moradores fica revoltado ao presenciar a cena e repreende os guardas.