Recomendação da Secretaria de Saúde é preferir horários alternativos.

Guanandizão é alternativa para evitar filas e vacinar contra covid em Campo Grande

Instalado desde terça-feira (23) para desafogar os demais pontos de vacinação em Campo Grande, o Ginásio Guanandizão, na Avenida Ernesto Geisel, é opção para vacinação sem filas.

O superintendente da gestão de cuidados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Marcos Rodrigues Marques, explicou que as pessoas devem evitar comparecer aos locais de vacinação nos horários de pico. “O problema é que a vacinação começa 7h30, mas as pessoas chegam 1h antes”, informou.

Assim, quando os portões se abrem para iniciar a vacina, há fila de pessoas, que acabam tendo que esperar por até 1h para conseguir receber o imunizante. “Até às 9h, mais de 280 pessoas já foram vacinadas [no Guanandizão]. Depois das 9h, fica vazio. Então, 12h lota e, às 15h, fica vazio de novo”, disse.

Conforme Marques, há vacina para todos, portanto, não precisa ter preocupação em chegar mais cedo para garantir uma dose. Dessa maneira, a expectativa é de que cerca de 1 mil pessoas passem pelo polo de vacinação nesta quarta-feira (24). O local tem capacidade para vacinar até 2,5 mil pessoas por dia.

Procedimento
Diferente do drive-thru do Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho, em que é necessário estar de carro e, para receber a dose, não precisa sair do veículo, no Guanandizão, a pessoa precisa entrar a pé. Todo o processo demora cerca de 5 minutos.

Então, o cidadão passa por um primeiro atendimento de triagem, se não fez o cadastro no site da prefeitura, deve proceder o preenchimento dos dados. Após isso, é feita a validação da vacina. O local conta com 4 ilhas de vacinação e o público sai por porta diferente da que entrou.