Greve deixa 25 mil alunos sem aulas em 45 escolas de Dourados
Educadores na Câmara cobram posicionamento dos vereadores de Dourados / Foto: Dourados Agora

Professores da Rede Municipal de Ensino de Dourados entram em greve hoje, por tempo indeterminado. A categoria cobra da prefeitura o cumprimento da lei do piso salarial dos professores para uma jornada de 20 horas e o reajuste para o grupo administrativo.

Trabalhadores do ensino básico das escolas municipais, escolas indígenas e Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) aderiram à paralisação que, a partir de hoje vai fechar cerca de 45 unidades educacionais e deixar pelo menos 25 mil estudantes sem aulas.

Durante sessão de segunda-feira, na Câmara Municipal de Dourados, educadores portando cartazes cobraram dos vereadores um posicionamento sobre os acordos salariais, visando à incorporação do Adicional de Incentivo ao Magistério Municipal, que deveria ter sido pago a partir de 1º de abril; o pagamento do percentual da diferença do Piso para 20 horas em outubro, negociado durante a greve de 2014 e previsto em lei e a reposição da inflação ao grupo administrativo, sem correção desde 2015, mesmo havendo a previsão constitucional.

Na terça-feira foram realizadas reuniões com os representantes sindicais dos grupos do magistério e administrativo, na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) de Dourados.

O Sindicato apresentou valores dos repasses financeiros destinados à Educação de Dourados pelo Governo Federal e dos 25% dos recursos municipais que devem ser obrigatoriamente investidos no setor.

De acordo com a entidade de classe, os números apresentados demonstraram que há recursos suficientes para suprirem os gastos com a folha de pagamento.

Hoje, a partir das 8 horas, os educadores voltam a se reunir em assembleia na sede do Simted para definir os rumos da greve.