Para compositor, "fazer essa homenagem é como em São Paulo homenagear a Avenida Paulista"

Gravado na Afonso Pena, videoclipe em homenagem à avenida já está no YouTube
Para compositor, "fazer essa homenagem é como em São Paulo homenagear a Avenida Paulista" / Foto: Trecho do clipe em homenagem à Afonso Pena - (Foto: Reprodução, YouTube)

Celebrando a identidade de Campo Grande (MS), videoclipe gravado na Avenida Afonso Pena e em homenagem à mesma foi lançado esta semana no YouTube. A obra traduziu a principal via da cidade em imagens e sons com música, poesia e memória.

Com Bianca Danzi e Mara Brandão entoando a letra e Evandro Dotto dando os acordes do violão, a canção intitulada “Avenida Afonso Pena” nasceu do casamento de um poema de Rubenio Marcelo e a música de Marcelo Fernandes.

Originalmente, o tema foi escrito para voz e violão, mas ganhou uma versão inédita para duas vozes femininas a pedido do violonista Evandro.


 

“A melodia nasce do poema do Rubênio, um soneto rígido em sua forma, mas sublime no conteúdo. Quando o Evandro me pediu a segunda voz, já havia elementos latentes que vieram reforçar o campo dos afetos, trazendo um novo sentido. Escolhi o poema porque a Afonso Pena é maravilhosa, uma fotografia saudosa da cidade. Fazer essa homenagem é como em São Paulo homenagear a Avenida Paulista”, conta Marcelo Fernandes.

Artistas envolvidos comentam clipe da Avenida Afonso Pena
Já o poeta Rubenio Marcelo, diz que a canção tem a alma da Capital. Evandro Dotto, responsável por costurar os caminhos entre poema, melodia e audiovisual, vê na gravação uma experiência única.

“Gravar essa música e ainda poder simbolizá-la através das imagens tem sido uma experiência muito rica. Foi um prazer imenso ter essa obra cedida pelo Marcelo, um amigo e professor que admiro muito. A felicidade de gravar também vem pelo fato de ser inédita nesta versão, o que nos traz desafios e responsabilidade. Representar um grande escritor e um compositor da nossa cidade é uma honra”, comenta.

A mezzo-soprano Mara Brandão conta que esta foi a primeira vez que esteve envolvida em um projeto do tipo.“Lançar este clipe é me lançar neste meio. É tudo novo para mim. A música é linda e desafiadora. O Rubênio retrata a avenida de uma forma belíssima, quase como uma Campo Grande antiga, mas ainda assim tão viva. Gravar o clipe foi um momento memorável, que vai marcar a minha história”, destaca.

Assista ao clipe e confira o resultado: