Parte dos veículos foi entregue no último fim de semana e a previsão é que o restante seja enviado ainda em junho pelo Ministério dos Povos Indígenas
O Governo Federal realizou a entrega de 64 viaturas voltadas para a saúde indígena em Mato Grosso do Sul. O evento, no último sábado (20), iniciou a chegada dos 91 veículos previstos para serem distribuídos pelo Estado até o fim de junho, destinados a agilizar a assistência à saúde a 93 mil indígenas.
A entrega foi realizada pela Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) na sede do Dsei-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Foram entregues 64 veículos (caminhonetes 4×4 e vans) para os 16 polos-base responsáveis pelos serviços de assistência em saúde aos indígenas de Mato Grosso do Sul.
Os demais 27 veículos devem chegar até o fim do mês após a aquisição pelo Ministério dos Povos Indígenas.
Mato Grosso do Sul possui a terceira maior população indígena do país, com 120 mil indivíduos, de acordo com o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os povos originários representam 4% da população estadual. Segundo o deputado federal Vander Loubet (PT), o critério populacional foi considerado na entrega dos veículos.
“Os estados recebem a mesma atenção, porém o fator populacional impõe tratamento compatível. E o presidente Lula é sensível, reconhece as diferenças no grau e no tamanho das demandas”, afirmou o deputado federal. O parlamentar foi um dos articuladores dos investimentos do Palácio do Planalto em território sul-mato-grossense.
As maiores concentrações de indígenas por cidade em MS estão em Campo Grande (18.439), Dourados (12.054), Amambai (9.988), Aquidauana (9.428) e Miranda (8.866). Oito etnias são reconhecidas oficialmente: Guarani Kaiowá, Guarani Ñandeva, Terena, Guató, Ofaié, Kadiwéu, Kinikinau e Atikum, sendo 59% em terras demarcadas e 41% em áreas urbanas.
Os veículos levam pacientes, equipes de saúde e insumos, visando agilidade, segurança e rapidez ao atendimento. A ação é uma parceria entre o Governo Federal e o governo estadual.
Além de Vander Loubet, o evento contou com a presença do coordenador do Dsei-MS, Lindomar Terena, do deputado estadual Pedro Kemp (PT), a deputada federal Camila Jara (PT) e a vereadora Luiza Ribeiro (PT), além de representantes dos deputados estaduais Zeca do PT e Gleice Jane (PT) e dos vereadores Landmark Rios (PT) e Jean Ferreira (PT) e da secretária de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Lucinha Tremembé.













Olá, deixe seu comentário!Logar-se!