Usina termelétrica foi comprada pelo grupo Delta.

Governo de MS reinaugura usina que só deve voltar a funcionar no segundo semestre de 2020
/ Foto: Ana Palma

Conhecida como a primeira termelétrica do país a usar gás natural para geração de energia, a Usina William Arjona será reativada. A reinauguração aconteceu nesta quarta-feira (13), depois de a usina ter sido comprada pelo grupo Delta Energia. A usina só deve voltar a funcionar no segundo semestre de 2020.

A medida deve beneficiar o Estado na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e na estabilidade da produção de energia. No evento, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) diz que a reinauguração da usina é importante para buscar a mudança no perfil do mercado de gás brasileiro.

“Temos um grande desafio de quebrar esse monopólio, para isso precisamos ter uma molécula de gás num preço mais competitivo. Nós tínhamos em 2015 cerca de 2 mil clientes na MS Gás, hoje temos 10 mil. Se tivermos uma redução de custo do gás no Brasil, teremos muitos benefícios”, afirma.

Azambuja ressalta que é preciso gerar uma energia mais barata. “Temos discutido muito o futuro do gás no estado. Expandir emprego, as receitas, tributos maiores para desenvolver cada vez mais atividades produtivas”.

Luís Fernando Viana, CEO da Delta, afirma que a compra da usina trará benefícios a MS. Segundo ele, com a usina em operação, a arrecadação de ICMS deve crescer, além da geração de empregos diretos e indiretos. A usina deve começar a operar no segundo semestre de 2020 e tem capacidade instalada de 190 MW.