Medida faz parte das estratégias de MS para obter o reconhecimento de "Estado carbono neutro" até 2030

O Governo de Mato Grosso do Sul instituiu nesta terça-feira (19) o ABC+ MS 2020–2030, que é o Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária.
O plano foi criado com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor agropecuário, além de aumentar a fixação de CO₂ no solo e na vegetação, ampliar a eficiência produtiva e garantir a adaptação da agropecuária sul-mato-grossense aos efeitos das mudanças climáticas.
A medida foi publicada na edição desta terça do DOE (Diário Oficial do Estado), por meio da Resolução nº 117/2025, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
De acordo com a resolução, o programa prevê a expansão de tecnologias sustentáveis já conhecidas, como:
Recuperação de pastagens degradadas
Sistemas integrados de produção
Plantio direto
Uso de bioinsumos
Florestas plantadas
Sistemas irrigados
Manejo de resíduos da produção animal
Terminação intensiva de bovinos
Estado carbono neutro
A medida faz parte das estratégias de Mato Grosso do Sul para obter o reconhecimento de “Estado carbono neutro” até 2030.
Assim, a estimativa é de que, nos próximos 5 anos, o potencial de mitigação chegue a 79,7 milhões de toneladas de CO₂ equivalente.
Ainda segundo a resolução, durante o período de execução das atividades o Grupo Gestor Estadual, do Plano ABC (Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono de Mato Grosso do Sul), deverá revisar as metas referentes às atividades desenvolvidas e seus alcances.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!