Programa garante o acesso à água para agricultura familiar e povos tradicionais

Governo de MS busca entidades para implantar Programa Cisternas por R$ 6,9 milhões
Programa garante o acesso à água para agricultura familiar e povos tradicionais / Foto: Fernando Frazão, Agência Brasil

A Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) abriu edital para selecionar entidades privadas para implantar tecnologias sociais de acesso à água por R$ 6,9 milhões.

A publicação consta no DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira (30). Assim, o governo de Mato Grosso do Sul procura por entidades sem fins lucrativos, cooperativas de trabalho ou de produção para a prestação de serviço.

O edital requer a instalação nos moldes da Portaria n° 2.462, de 6 de setembro de 2018, que estabeleceu o Programa Cisternas. Ele visa garantir a promoção do acesso à água para produção de alimentos da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais.

O chamamento parte de um convênio da Semadesc com o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

Caixa d’água em aldeia de MS desaba
Uma das caixas d’água recentemente instaladas na Aldeia Jaguapiru, em Dourados, desabou durante a madrugada de sábado (28). A estrutura, que fazia parte de um projeto para amenizar a falta de água, foi entregue pelo MPI (Ministério dos Povos Indígenas).

Caixa d’água desabou 16 dias após inauguração
A inauguração aconteceu durante a visita da ministra Sonia Guajajara e do secretário-executivo Eloy Terena, em 11 de junho deste ano, e reuniu outras autoridades.

Assim, a população local espera que as autoridades investiguem as causas do desabamento e tomem medidas para garantir novas estruturas com a devida segurança e qualidade.