O governador assinou também a alteração na Lei Orgânica da Polícia Civil, referente a promoção.

Governo autoriza abertura de 170 vagas para peritos da Polícia Civil em MS

Foi autorizado nesta sexta-feira (6) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) a abertura de concurso público para peritos e papiloscopistas em Mato Grosso do Sul. Durante a solenidade, o governador assinou também a alteração na Lei Orgânica da Polícia Civil, referente a promoção.

Está previsto a abertura de 170 vagas, sendo 40 para médicos legistas, 40 para peritos criminais, 40 para papiloscopistas e 50 para agentes de polícia científica. Há aproximadamente 15 anos não era realizado um concurso do tipo no Estado. O último para a Polícia Civil em Mato Grosso do Sul foi realizado ano passado, porém as vagas para os cargos de investigador, escrivão e delegado.

Com as mudanças em relação a promoção, o policial precisará completar cinco anos na classe, fazer os cursos e, com isso, passe a ser habilitado, automaticamente, para a promoção. "Agora, vai ser promovido, por merecimento, aquele policial que honra o cumprimento de suas funções", declarou Azambuja.

Foram alterados também os dispositivos de promoção e reclassificação dos agentes penitenciários. "Uma das primeiras medidas foi zerar a fila das carreiras de Polícia Militar e Bombeiro Militar. Em um momento em que o País vive explosão de violência e vários estados encontram dificuldades para honrar com seus compromissos, Mato Grosso do Sul vai na via contrária, investindo na estrutura de trabalho do policial e reduzindo os índices de criminalidade", pontuou Azambuja.