Turmas são para aulas de coros e prática de violino, violão, flauta doce, flauta transversal, clarinete, clarone e viola caipira

Gosta de música? Aulas de instrumentos e coros na UFMS estão com inscrições abertas
Turmas são para aulas de coros e prática de violino, violão, flauta doce, flauta transversal, clarinete, clarone e viola caipira / Foto: Divulgação, UFMS)

Está em busca de uma oportunidade para se desenvolver na música? A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas até 17 de agosto para aprendizado musical no programa Escola de Música da UFMS e nos projetos Coral Infantojuvenil e CanteMus.

Além das turmas de coros, público pode garantir vaga para a prática de violino, violão, flauta doce, flauta transversal, clarinete, clarone e, neste semestre, viola caipira.

Quem pode participar
Podem participar das aulas iniciantes e pessoas com conhecimento intermediário e avançado a partir dos sete anos. Os interessados devem acessar escolademusica.ufms.br e preencher o formulário de inscrição.

A taxa única de matrícula para cursar todo o semestre é de R$ 250,00. Todas as atividades do programa são coordenadas por professores do curso de Música. As aulas são ministradas por estudantes bolsistas e também profissionais cedidos pela Secretaria Municipal de Educação.

As aulas acontecem no prédio da Faalc (Faculdade de Artes, Letras e Comunicação), localizado no setor 3 da Cidade Universitária.

O edital da Escola de Música pode ser acessado neste link aqui, onde também constam os dias e horários das aulas.

Atividades
Na Escola de Música da UFMS, além da prática do instrumento escolhido em turmas, todos os estudantes podem participar também de aulas de teoria musical e das práticas coletivas nas cameratas de violões e de instrumentos de sopro.

“Destaco que as cameratas são uma vivência artística e em conjunto que permitem ao aluno o desenvolvimento da leitura musical, do senso rítmico e, sobretudo, o compartilhar da musicalidade entre iniciantes e experientes, fazendo da Escola de Música da UFMS um polo especial, em se tratando do ensino de cordas e sopros, e único no Estado, em se tratando de ensino coletivo de violão”, comenta o professor da Faalc, Marcelo Fernandes, que também é coordenador do programa.  

“Os projetos PCIU (Coral Infantojuvenil) e CanteMus possibilitam uma vivência musical abrangente, promovendo a prática em grupo, a escuta sensível e a construção coletiva da música”, complementa o professor Luís Felipe Oliveira.