Criminosos afirmam ser do Hospital da Vida e pedem para familiares de pacientes transferir dinheiro pelo PIX.

Golpistas se passam por médicos e tentam sugar dinheiro de pacientes em Dourados
Hospital da Vida, em Dourados. / Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados

Com uma nova tentativa de arrancar dinheiro das pessoas, os criminosos decidiram se passar por médicos do Hospital Vida, de Dourados, e tentar aproveitar a situação de vulnerabilidade da família para pedir transferências de dinheiro através do PIX.

Os golpistas argumentavam que o pagamento seria para a realização de exames e outros procedimentos. Os ataques foram reportados pela Prefeitura de Dourados na manhã desta terça-feira (21), que informou para as pessoas terem cuidado diante das ligações.

No comunicado de hoje, a prefeitura explicou que a prática de cobrar por procedimentos é ilegal, que todo o tratamento é custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e não há nenhuma cobrança extra aos usuários.

Virginia Magrini, gerente de integração e desenvolvimento do Hospital da Vida e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), apontou que a tentativa de golpe tem se tornado mais frequente.

“As famílias nos procuram preocupadas com essas cobranças. Eu entro em contato pessoalmente para explicar que não existe nenhum tipo de cobrança, nada. Tudo é custeado pelo SUS”.

Nesses casos, os familiares são orientados a procurar a polícia e registrar a tentativa de golpe. “Infelizmente, tivemos um caso em que o golpe foi concretizado”, lamenta.

Segundo Virginia, existem procedimentos e exames que não são realizados pelo Hospital da Vida, mas nestes casos, são feitos os encaminhamentos necessários, também sem nenhum custo para os usuários.

“Temos convênio com o Hospital Evangélico para esses casos e, se houver necessidade de deslocamento para Campo Grande, por exemplo, temos ambulâncias para esse serviço. Nada é cobrado dos pacientes ou seus familiares”, completa.