O encontro mobiliza autoridades políticas anualmente na capital lusitana

A deputada federal Camila Jara, do PT, esteve em Lisboa — capital de Portugal — na semana passada participando da 13ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa, um evento idealizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
O encontro é batizado como “Gilmarpalooza” e mobiliza autoridades políticas anualmente na capital lusitana.
A parlamentar, que enfrenta tratamento contra câncer de tireóide, custeou a viagem com recursos próprios sem ônus para o caixa público.
Segundo a assessoria, Camila foi representando o Congresso especialmente destinada a palestras envolvendo inteligência artificial e seus impactos nas relações de trabalho e segurança digital.
A deputada ainda participou de discussões sobre desenvolvimento sustentável.
Tratamento de câncer
No dia 12 de maio, Camila foi submetida a cirurgia para retirada completa da tireoide e o esvaziamento cervical bilateral (remoção de linfonodos na região do pescoço) após descoberta de câncer na região.
Atualmente ela se prepara para iniciar uma nova fase no tratamento: a iodoterapia.
A assessoria confirmou ao Midiamax que nesses dias, a parlamentar tem intensificado agendas no pré-recesso para garantir um período de maiores cuidados após a autorização dos médicos para início da terapia.
À reportagem foi detalhado que a iodoterapia pode comprometer o sistema imune e impactar a alimentação, exigindo cuidados especiais durante o processo.
Sobre o “Gilmarpalooza”
Organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário – FGV Justiça (FGV), o evento aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de julho para discutir “O mundo em transformação — Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”.
Sob a liderança de Gilmar Mendes, a iniciativa buscou reunir acadêmicos, gestores, especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil organizada, do Brasil e da Europa, tendo como pauta central o advento da Era Inteligente que tem impactado as relações entre Estados, instituições, empresas e povos.
Conforme revelado pelo Estadão, dentre os parlamentares participantes, 30 solicitaram que a viagem fosse custeada pela Câmara Federal, arcando com todas as despesas, incluindo hospedagem, deslocamento e custos adicionais.
O jornal paulista ainda revelou que o Senado vai custear a presença de seis senadores ao evento. O afastamento de parlamentares do País precisa ser comunicado às Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, a quem cabe autorizar a ida dos solicitantes.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!