Unidades adequaram o manejo da safra para colher a cana antes do período mais favorável à ocorrência de geadas, mas mesmo assim, pela extensão do fenômeno, outras áreas de cultivo foram afetadas.

Geadas do fim de semana atingem canaviais do sul de MS, mas avaliação de impactos só em duas semanas
Geada do fim de semana atingiu com mais intensidade os canaviais do cone sul de MS / Foto: Biosul/Divulgação

As baixas temperaturas registradas na madrugada de sábado (6) e domingo (7), no sul e parte da costa leste de Mato Grosso do Sul, causaram geada que atingiram lavouras de cana-de-açúcar. O cone sul do estado, onde se concentra 80% da produção, foi o mais atingido, segundo levantamento da Associação dos Produtores de Bioenergia (Biosul).

Segundo o presidente da entidade, Roberto Hollanda Filho, as unidades adequaram o manejo da safra para colher a cana antes do período mais favorável à ocorrência de geadas, mas mesmo assim, pela extensão do fenômeno, outras áreas de cultivo foram afetadas.

De acordo com o monitoramento meteorológico da Embrapa Agropecuária Oeste, na madrugada de domingo (7) em vários municípios do cone sul do estado foram registradas temperaturas próximas de 0º.

Segundo a Biosul, eventuais danos as canaviais, seja para a safra em andamento ou mesmo para a próxima, somente poderão ser determinados em um prazo que vai de uma a duas semanas.

Detectados os eventuais problemas, as unidades produtoras vão adotar as medidas corretivas necessárias, seja na reprogramação da colheita ou nos tratos culturais.