Você já sentiu queimação no estômago ou se pegou aos resmungos por causa daquela dor incômoda no alto da barriga?

Gastrite: causas e cuidados necessários para evitar complicações

Esses são alguns dos sintomas da gastrite, que também incluem enjoos, acompanhados ou não de vômito. Inflamação na mucosa do estômago, a gastrite atinge muitas pessoas que, ao receberem o diagnóstico, precisam adotar algumas restrições alimentares - e com razão.

Causas

A causa mais provável da gastrite é a fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que reveste o órgão.

Essa fraqueza pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que vive justamente no revestimento do estômago e que, se não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer de estômago.

Fatores de risco

Quem tem a inflamação deve evitar alimentos ácidos e gordurosos, entre eles frutas ácidas (mexerica, laranja exceto lima, abacaxi etc.), vinagre, café e frituras.

O uso excessivo de medicamentos anti-inflamatórios prejudica a produção de uma substância que ajuda na proteção do revestimento do estômago. Além disso, o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas irrita o revestimento do estômago (mucosa), o que eleva os danos causados pelos sucos gástricos produzidos para a digestão.

Outro fator é o estresse: momentos de estresse também elevam os danos causados à parede do estômago. Portadores de doenças autoimunes, HIV ou usuários de drogas também são potenciais afetados pela gastrite.

Dieta

A lista de alimentos permitidos para quem possui gastrite é grande. Ela tem como itens, arroz, massas sem molhos industrializados; legumes e verduras; ovos cozidos e carne bovina magra, de frango ou peixe (bem cozidos, assados ou grelhados).

Mais: sobremesas, (gelatinas, pudim sem calda, sagu e curau, desde que moderadamente); temperos (óleos vegetais, margarina, sal, cebola, tomate, cheiro verde); chá de ervas; geleia, mel, margarina ligth (em quantidades moderada) e leite e iogurte desnatado/queijo branco.