Em relação aos cemitérios, foi aprovada a instalação de três poços de monitoramento do cemitério ao custo de R$ 20.000,00. Também houve parecer favorável à solicitação de análise de solo e água do cemitério, por R$ 30.000,00.

Fundo de Saneamento usará parte do saldo para monitorar solo e água do cemitério

Durante reunião ordinária realizada na quarta-feira (18), o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Saneamento Básico de Dourados aprovou a utilização de parte do saldo de R$ 6.136.939,64 para o monitoramento do solo e da água dos cemitérios públicos Bom Jesus e Santo Antônio de Pádua.

Conforme a Ata nº 002/2021 – Fumsan, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (24), os conselheiros aprovaram por unanimidade quatro das cinco pautas apresentadas no encontro realizado na sala de reunião da Secretaria Municipal de Planejamento. 

Em relação aos cemitérios, foi aprovada a instalação de três poços de monitoramento do cemitério ao custo de R$ 20.000,00. Também houve parecer favorável à solicitação de análise de solo e água do cemitério, por R$ 30.000,00.

As outras duas pautas aprovadas por unanimidade dizem respeito ao saldo do fundo e à “necessidade de acréscimo de atualização no valor de R$ 30.435,11” referente às “obras de revitalização e urbanização da Avenida Liberdade para atender o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato”.

Em relação às propostas de serviço de retirada de 1.000 árvores pelo Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), no valor de R$ 1.400.000,00, e execução parcial do Plano de recuperação de área degradada (PRAD) do antigo lixão por R$ 230.000,00, os conselheiros aprovaram “mediante adequação da Lei 3933/2015 e de modo complementar ao saldo disponível do Fundo Municipal de Meio Ambiente”. 

O Conselho Gestor do Fundo Municipal de Saneamento Básico de Dourados é presidido pelo secretário Romualdo Diniz Salgado Junior, titular da Secretaria de Serviços Urbanos e interino na de Planejamento. 

Também são conselheiros Marcia Aparecida de Brito, Representante da Secretaria Municipal de Planejamento, Marcos Aurélio Simplício Geraldine, da Secretaria Municipal de Fazenda, Lourdes Peres Benaduce, da Procuradoria-Geral do Município, e Hellito Ivan Meurer Rinaldi, do Conselho Municipal de Saneamento Básico.