Para garantir a eficácia do fumacê, é necessário manter as portas e janelas abertas

Fumacê amplia o combate à dengue em dois bairros de Campo Grande; confira
Para garantir a eficácia do fumacê, é necessário manter as portas e janelas abertas / Foto: (Divulgação – Sesau)

Seu bairro está na lista? Nesta quinta-feira (24), equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) voltam a circular com serviço de UBV (borrifação ultrabaixo volume), popularmente conhecido como fumacê, em três bairros de Campo Grande. A ação visa ampliar o combate à dengue na Capital.

A ação visa conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também transmite zika e chikungunya. Conforme a CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais), das 16h às 22h, as equipes intensificam a desinfecção nos bairros: Nova Lima e Coronel Antonino.

Para garantir a eficácia do inseticida, é necessário manter as portas e janelas abertas. Segundo a Sesau, assim o veneno consegue atingir locais onde há maior probabilidade de mosquitos.

O fumacê atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, maiores transmissoras das doenças. Contudo, há probabilidade de atingir outras espécies, o que torna a aplicação mais criteriosa.

Em caso de chuvas, ventos ou neblina, a Sesau pode adiar ou cancelar os serviços, uma vez que atividades meteorológicas prejudicam a aplicação do veneno.

Confira o itinerário do fumacê: