Há pouca circulação de pessoas nas ruas, inclusive dos criminosos.

Frio e chuva espantam a bandidagem da rua e registro de crimes cai

Em dias de frio e chuva o número de boletim de ocorrências registrados nas delegacias de Campo Grande diminui. Universidades e institutos de pesquisa de vários países já estudaram a influência do clima na criminalidade, e isso pode ser atestado aqui em Campo Grande. Segundo policiais civis e militares ouvidos pela reportagem do Jornal Midiamax, o número de boletins de ocorrência registrados em dias frios e chuvosos cai. A razão é óbvia, nem a bandidagem quer sair de casa com esse tempo.

Conforme o delegado Mateus Zampieri, da Derf (Delegacia de Roubos e Furtos), há uma série de fatores que contribuem para essa queda nesses períodos climáticos, entre eles a própria exposição das pessoas circulando nas ruas. “As pessoas que circulam nas ruas estão menos expostas, pois não andam com celular na mão para não molhar, por exemplo”, conta.

Até para os criminosos é mais ‘trabalhoso’ cometer crimes em dias chuvosos e frios, não é só o fato de ter menos pessoas nas ruas, mas também do incômodo de ter que andar na chuva e no frio. “O próprio criminoso não anda na rua por conta do incomodo”.

Com relação aos crimes mais violentos, ele afirma que também diminuem. “Brigas em bares, por exemplo, diminuem. Nesse período de frio as pessoas saem menos para beber, elas não ficam nas ruas, então os crimes mais violentos também apresentam uma diminuição”.

Porém, ele explica que essa queda em registros de boletins de ocorrências nem sempre está ligada a não ter ocorrido o crime, pois devido ao mau tempo, as vítimas também podem deixar de procurar a delegacia para fazer o registro policial quando o tempo estiver melhor. “As vítimas de crimes como furtos, ameaças, arrombamentos, por exemplo, às vezes deixam para registrar depois”.

Para o tenente-coronel Claudemir, do 1º Batalhão da Polícia Militar de Campo Grande, registros de roubos diminuem durante esse período. “Alguns registros de boletins de ocorrências diminuem nesse período de chuva e frio, como é o caso de roubo, já os registros de trânsito (acidentes) aumentam”, conta.

Conforme dados do Batalhão de Trânsito, na quarta-feira passada (15), durante a manhã foram registrados dois acidentes, enquanto que nesta quarta-feira (22) no mesmo horário já foram registrados seis acidentes de trânsito.

Pesquisas
A pesquisa da Universidade de Amsterdã comprova que o calor motivaria os seres humanos a viver uma condição extrema, como se fosse o último dia de suas vidas. Consequentemente, isso causaria um desinteresse pelo futuro em médio e longo prazos, o que favoreceria um estado de descontrole e, em muitos casos, levaria à violência e ao aumento da agressividade.

Pesquisadores das Universidades de Berkeley e de Princeton chegaram a conclusão da relação entre as temperaturas mais elevadas e o aumento da violência, os cientistas fizeram um “metaestudo”, partindo de 60 pesquisas que realizavam a mesma pergunta em diferentes disciplinas, como Arqueologia, Climatologia, Ciência Política e Economia.

Uma delas, por exemplo, revela que a violência de ordem criminal como agressões, mortes, estupros, ou violência doméstica, é maior quando a temperatura é mais alta, conforme informações do site Terra.