De acordo com a meteorologia, o sistema avança pelo Sul, mas a sua atuação deve ficar bastante restrita à região, nem chegando ao Paraná

 Frente fria vai levar chuva a lavouras de milho? Veja a previsão

Uma frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e provoca chuva em praticamente todo o estado, deixando o tempo fechado na fronteira com o Uruguai. As rajadas de vento passaram de 60 km/h em Jaguarão e a chuva atingiu 30 milímetros em algumas áreas.

Os ventos continuam fortes nas próximas 24 horas e devem passar de 50 km/h em todo o Rio Grande do Sul. “A chuva pode chegar ao sul de Santa Catarina com 50 milímetros acumulados, mas, infelizmente, a umidade não vai alcançar as lavouras de milho segunda safra do Paraná, Mato Grosso do Sul e Sudeste, que estão precisando muito nesta fase de desenvolvimento”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

 

No município de Naviraí, que fica no sul de Mato Grosso do Sul, o milho está em fase de pendoamento e pré-pendoamento e a chuva de abril não atingiu nem 20 milímetros em algumas localidades, sendo que a média é de 129 milímetros. “Se não vier chuva logo, não teremos uma luz no fim do túnel”, afirma o produtor rural, Everaldo Reis.