Portaria do ministro Ricardo Lewandowski autorizou o emprego da força especial nas provas em Corumbá.

Força Nacional é designada para segurança no concurso público unificado em Corumbá
Força Nacional. / Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública Ricardo Lewandowski autorizou a ida da Força Nacional de Segurança Pública nos eventos relacionados à segurança do Concurso Público Nacional Unificado, no Município de Corumbá, distante 444 quilômetros de Campo Grande.

A portaria, publicada nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União, autoriza o apoio nas atividades e nos serviços ‘imprescindíveis à preservação da ordem pública' e ‘da incolumidade das pessoas e do patrimônio', no período de 3 a 6 de maio de 2024.

Segundo a portaria, o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O emprego da Força Nacional de Segurança Pública de que trata a Portaria ocorrerá em articulação com os órgãos de segurança pública do Estado de Mato Grosso do Sul, sob coordenação da Polícia Federal.

Força Nacional
Os locais de provas do CNU (Concurso Nacional Unificado), previsto para ocorrer no dia 5 de maio, terão a presença de agentes da Força Nacional para garantir a segurança na realização do certame. A participação desses policiais foi solicitada ao Ministério da Justiça pela pasta de Gestão e Inovação e divulgada neste mês. 

A Força Nacional, segundo o pedido assinado pela ministra da Gestão, Esther Dweck, fará a segurança nas instalações da Fundação Cesgranrio no Rio de Janeiro — banca organizadora do CNU — e em outros locais estratégicos para a impressão e armazenamento das provas em diversos municípios do país.

Além da Força Nacional — solicitada pelo MGI —, a operação de segurança do concurso unificado contará com a participação das polícias Federal, Rodoviária Federal e da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Agentes destas instituições estarão a postos, na preparação para o concurso, em 220 cidades do país.  

No concurso unificado, estão inscritos 2,1 milhões de candidatos. De acordo com o MGI, quase 20 mil pessoas podem ser consideradas aprovadas no Enem dos Concursos. Os editais preveem a formação do cadastro reserva com pelo menos o dobro do número de vagas disponíveis.