Apesar de potente, Falcon Heavy é considerado barato frente aos concorrentes.

Foguete mais poderoso do mundo vai por carro em órbita no espaço

A empresa de sistemas aeroespaciais norte-americana SpaceX irá inovar ao lançar em órbita nesta terça-feira (6) o foguete Falcon Heavy, considerado o foguete mais poderoso disponível na atualidade.

O foguete, com capacidade para levar mais de 63 toneladas para uma órbita terrestre baixa, só perde em capacidade para o norte-americano Saturn V e para o soviético Energia, já desativados.

O Heavy parte em uma missão diferente e será o primeiro foguete a pôr em órbita um veículo automotor: um carro da Tesla que será lançado perto da órbita de Marte, ao som de “Space Oddity”, de David Bowie.

As inovações do Falcon Heavy não param por aí: ele será o primeiro foguete a realizar três pousos diferentes. Cada um de seus propulsores irá se soltar e pousar, dois em Cabo Canaveral, e outro em uma balsa em alto-mar.

O Falcon Heavy é considerado ainda uma tecnologia mais barata, tendo custado 90 milhões de dólares, dez vezes menos que o SLS, o foguete que levará o homem à Lua na próxima década pela Nasa. Seu voo está programado para às 16h30 do horário de Brasília.