Evento de empreendedorismo e turismo rural acontece nos dias 21 e 22 de agosto na Feira Central

Focada no empreendedorismo e turismo rural, Ruraltur acontece neste mês em Campo Grande
Evento de empreendedorismo e turismo rural acontece nos dias 21 e 22 de agosto na Feira Central / Foto: : Divulgação).

Com 130 expositores, a Feira Central de Campo Grande será palco de mais uma edição da Ruraltur MS, a maior feira de turismo rural do Estado. Promovido pelo Sebrae/MS, o evento acontece nos dias 21 e 22 de agosto, com entrada gratuita.

A iniciativa une a vivência e a cultura do campo, abrindo espaço para a música, culinária e a arte rural de MS, matérias-primas para o desenvolvimento do turismo rural regional.

O evento poderá ser aproveitado por toda a população e, para impulsionar esse potencial, serão oferecidas palestras e ações que promovem a conexão entre empreendedorismo, sustentabilidade, inovação, economia criativa, produção rural e turismo.

A programação terá atrações para todas as idades, das 15h às 22h, e as inscrições para participação na feira já estão abertas no site ruraltur.ms.sebrae.com.br.

Quem estará presente
Participam da Ruraltur MS atrativos turísticos, pousadas e hotéis-fazenda, além de empreendedores disponíveis para negócios com a exposição de produtos associados ao turismo e à sustentabilidade por meio da mostra “Isto é Mato Grosso do Sul”.

Assim, o público poderá conferir itens de artesanato e produções de agroindústrias locais e de propriedades com selo de IG (indicação geográfica) que trazem diferentes tipos de mel e linguiça.

Turismo de aventura
O evento também oferece aos visitantes experiências ligadas ao turismo rural e de aventura, com atrações como parede de escalada, rapel e a tradicional Fazendinha, que encanta crianças e adultos com a exposição de animais.

Gastronomia
Para valorizar a gastronomia sul-mato-grossense, a programação inclui uma Cozinha Show, onde chefes convidados irão preparar, ao vivo, receitas típicas do Estado, destacando sabores e ingredientes regionais.

Negócios
Além disso, a feira terá atendimento especializado aos empreendedores com orientações sobre formalização, qualificações e acesso a linhas de crédito.

Para ampliar o conhecimento de quem atua no segmento, a Ruraltur MS também sedia a 6ª Mostra de Turismo de Campo Grande, realizada em parceria com a Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável).

Assim, ao longo dos dois dias de evento, a mostra terá palestras e painéis que abordam temas como gestão, segurança e novas oportunidades para o setor.

A Ruraltur MS também terá o espaço Inova Agro, que vai reunir iniciativas voltadas à inovação no campo. No local, a Smart Farm apresenta o trabalho de startups com soluções tecnológicas para o agronegócio.

Desta forma, empreendedores terão a oportunidade de fazer networking, conquistar novos clientes e firmar parcerias por meio da Sessão de Negócios e, ainda, participar do “Capivara Tank”, momento em que representantes de empresas de turismo e startups sobem ao palco para apresentar ao público os produtos e experiências que oferecem, ampliando a divulgação e geração de oportunidades comerciais.

Concurso de queijos e oficinas
Ainda na área rural, o evento promove o primeiro concurso do Estado para eleger os melhores queijos artesanais de Mato Grosso do Sul e oferece oficinas práticas com as unidades móveis da Rota Rural, onde o público poderá aprender a produzir laticínios, geleias, polpas de fruta e outros derivados do hortifrúti.

“Queremos mostrar a diversidade de negócios que compõem o segmento, desde atrativos turísticos, pousadas e restaurantes até produtos associados, como artesanato, mel e queijo. O turismo por proximidade é uma tendência crescente, já que muitas pessoas têm buscado refúgio fora da cidade para momentos de descanso e conexão com a natureza”, definiu Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS.

Mais informações sobre a Ruraltur MS podem ser obtidas por meio do site ruraltur.ms.sebrae.com.br.