Plugin era usado em navegadores de internet para reproduzir vídeos e jogar games, mas caiu em desuso e foi substituído por formatos mais leves e seguros, como o HTML 5.

Flash Player não será mais atualizado a partir de 2020, diz Adobe
Flash Player deixará de ser atualizado em 2020, diz Adobe. / Foto: Divulgação

A Adobe vai parar de atualizar e distribuir o plugin de navegadores Flash Player no final de 2020, a empresa anunciou nesta terça-feira (25). Em comunicado, a Adobe encoraja que os criadores de conteúdo migrem seus trabalhos em Flash para outros formatos gratuitos.

O fim do suporte é uma formalidade para o Flash, que caiu em desuso nos últimos anos. O plugin, que permitia reproduzir vídeos e jogar games em navegadores de internet, foi sendo substituído por alternativas mais leves e seguras, como o HTML 5, e que não dependem de uma ferramenta terceirizada. Em alguns casos, os próprios "browsers" incorporam funções que eram do Flash.

SEGURANÇA DIGITAL: Um ano de web sem o Flash Player: proteja-se desativando o plugin

"Muitas indústrias e negócios foram construídos em torno da tecnologia Flash – incluindo games, educação e vídeos – e nós nos mantemos comprometidos em suportar o formato até 2020, enquanto parceiros e consumidores executem seus planos de migração", diz a companhia.

"Nós nos mantemos totalmente comprometidos em trabalhar com nossos parceiros, incluindo Apple, Facebook, Google, Microsoft e Mozilla, para manter a segurança e a compatibilidade dos conteúdos em Flash. Além disso, planejamos agir agressivamente para encerrar o suporte ao Flash em certas regiões onde versões não-licenciadas e desatualizadas do Flash Player são distribuídas".