No Dia Mundial da Coluna, comemorado nesta sexta-feira (16), a fisioterapeuta Livia Lanziani alerta para o uso frequente de posições inadequadas que podem comprometer a saúde da coluna. Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que 80% da população mundial vai ter problema de dor nas costas ao menos uma vez na vida.

Livia explica que, quando a pessoa precisa se agachar, por exemplo, deve flexionar o joelho e não a coluna.

A dor nas costas é líder absoluta em causas de afastamento no trabalho. Segundo o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em 2014, foram liberados mais de 1,4 milhão de benefícios do tipo.

A dona de casa Teresinha Gomes Arguelho, de 48 anos, diz que não mede esforços quando o assunto é cuidar do serviço de casa. Ela lava, passa, cozinha, pega peso e afirma que nunca parou para se preocupar com a coluna. Porém, destaca que apesar de nunca sofrer com dores nas costas deveria se preocupar mais com a saúde.

De acordo com Livia, é preciso ter cuidados mesmo no ambiente doméstico. Já na hora de dormir, outra dica dada pela fisioterapeuta é deitar de lado com um travesseiro no meio das pernas.

No site www.herniadedisco.com.br , há dicas detalhadas para evitar problemas na coluna.