Imenso galho e parte do tronco caíram sem intervenção de intempere.

Figueira quase centenária, simbolo na entrada de Maracaju corre risco de morrer
Funionários da prefeitura e Defesa Civil no local removendo a parte da árvore que caiu. / Foto: Robertinho

A Figueira que ficou conhecida como cartão postal da cidade de Maracaju, é na verdade uma Seringueira Asiática, ou falsa Seringueira.

 Na tentativa de recuperar a árvore símbolo de Maracaju, técnicos da prefeitura vem trabalhando na sua recuperação, mas o fato de que sua vida útil e de aproximadamente 50 anos, o que corresponde a idade de Seringueira a árvore corre sério risco de morrer.

Ontem (12), foi uma prova real que isso pode acontecer. Sem vento e sem chuva um grande galho caiu, não teve prejuízos, mas, deu muito trabalho a equipe do Tapa Buraco

Os técnicos da prefeitura e Defesa Civil do Município, estiveram no local e ficou comprovado que o galho estava podre, assim como outros galhos também estão podres podendo cair a qualquer momento.

Saiba como essa árvore chegou ao Brasil:

 A falsa Seringueira (Ficus elastica) hoje comum nas cidades, a falsa Seringueira é uma árvore nativa da Ásia que foi muito popular para enfeitar ambientes internos na década de 1950 a 1970 no mundo todo.

Aqui no Brasil ela também era moda enfeitou agência bancária e escritório, até que alguém resolveu plantar em calçadas, praças canteiro central e jardins. Rapidamente crescia com suas raízes-escora (que parecem cipós) e aparentava ter séculos de vida, quando na verdade tem vida média de 30/50 anos.

A Seringueira da Rotatória da Rua 11 de junho, faz parte da história de Maracaju.

Nas ultimas décadas, se tornou um símbolo devido a localização, serve de referencia para quem chega ou sai da cidade, citando a (Rotatória da Figueira).

Muitos falam de árvore centenária, o que na verdade de acordo com os estudos técnicos a idade da Seringueira, gira entorna de 40 a 50 anos. 

Ontem, foi avaliado pelos técnicos, que há a necessidade urgente de uma poda; isso é necessário para que a arvore não venha a cair causando prejuízo ou um mau maior, a poda faz com que a arvore rebrote com vigor e mais bela ainda, ganhando uma sobrevida para continuar servindo como cartão postal de Maracaju.

Figueira quase centenária, simbolo na entrada de Maracaju corre risco de morrer
Figueira quase centenária, simbolo na entrada de Maracaju corre risco de morrer
Figueira quase centenária, simbolo na entrada de Maracaju corre risco de morrer