Outros oito países querem a competição e decisão sai em 2020

 Fifa oficializa candidatura do Brasil para receber Copa do Mundo Feminina 2023
Bons públicos durante as Olimpíadas de 2016 é trunfo da CBF / Foto: Ministério dos Esportes

O Brasil poderá voltar a ser sede de uma Copa do Mundo em 2023. Nesta terça-feira (19), a Fifa oficializou a candidatura do Brasil para sediar a próxima Copa do Mundo Feminina, depois da competição que acontece na França neste ano. O país concorrerá com outras oito nações pela indicação, número recorde segundo a entidade mundial. 

Além do Brasil, disputam a indicação pela sede África do Sul, Argentina, Austrália, Bolívia, Colômbia, Coreia do Sul e do Norte, Nova Zelândia e Japão. Os países candidatos terão até o dia 16 de abril para submeter seus projetos. As vistorias de instalações dos países candidatos terão início em novembro e dezembro deste ano. A escolha do país sede será realizada em 2020 e a edição de 2023 terá 24 seleções, seguindo o formato da Copa do Mundo do Canadá 2015 e da França 2019, com seis grupos de quatros equipes. Serão 52 jogos no total.

Para o diretor executivo e futuro presidente da CBF, Rogério Caboclo, a experiência de ter recebido recentemente eventos deste porte credencia a entidade para se candidatar a organizar pela primeira vez a competição feminina. “Não é de hoje que o futebol move os brasileiros e desperta seus sonhos. Mais do que isso, é um importante componente da nossa economia. Por isso, vamos nos candidatar a todos os grandes eventos disponíveis do futebol. A FIFA tem absoluta confiança na nossa capacidade operacional e a prova foi a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo Sub-17 na última semana”, afirmou o dirigente.

No currículo brasileiro estão casos recentes, como a organização da Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014 e das edições da Copa América e da Copa do Mundo Sub-17 que ocorrerão neste ano. Além disso, conta com o grande sucesso do futebol feminino durante os Jogos Olímpicos de 2016, que mobilizou grande número de torcedores para acompanhar as jogadoras da Seleção Brasileira. “O futebol feminino passa por um momento de franca expansão, a CBF tem feito investimentos importantes para melhorar o calendário, as competições, as estruturas e a divulgação da modalidade. Temos que aproveitar os excelentes equipamentos espalhados pelo país e a vinda da Copa do Mundo teria um efeito muito positivo para isso”, conclui Caboclo.