Brasil ficou no pote 2 já que ocupa a nona posição no Ranking de Seleções.

Fifa define potes do sorteio da Copa do Mundo Feminina do ano que vem
Seleção Feminina garantiu vaga na Copa do Mundo com o título da Copa América. / Foto: Thaís Magalhães/CBF

A Fifa definiu nesta quinta-feira (13) a divisão de potes para o sorteio de grupos da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2023, na Austrália e Nova Zelândia. O evento acontece no próximo dia 22, em Auckland, na Nova Zelândia. A divisão das 32 seleções por quatro potes levou em conta o posicionamento dos países no ranking mundial. O Brasil, nono colocado na lista, está no pote 2, junto com Canadá, Holanda, Japão, Noruega, Itália, China e Coreia do Sul.  

No pote 1 ficaram Nova Zelândia e Austrália – sedes do Mundial – seguidas dos Estados Unidos, líder do ranking, Suécia, Alemanha, Inglaterra, França e Espanha. Já o pote 3 tem Dinamarca, Suíça, Irlanda, Colômbia, Argentina, Vietnã, Costa Rica e Jamaica. Por último, no pote 4, estão Nigéria, Filipinas, África do Sul, Marrocos, Zâmbia e três vagas ainda em aberto.

A Fifa confirmou nesta quinta que as últimas vagas no Mundial serão preenchidas em Torneio Classificatório (repescagem) em fevereiro do ano que vem. A disputa reunirá dez países: Chile, Paraguai, Taipé Chinesa, Tailândia, Camarões, Senegal, Haiti, Panamá, Papua-Nova Guiné e Portugal. 

Faltam pouco mais de sete meses para a abertura da nona edição do Mundial Feminino de Futebol, em 20 de julho, na Nova Zelândia. A final está programada para 20 de agosto na Austrália.