Nas ruas de Campo Grande, motoristas afirmam que estão tomando cuidados extras com os carros.

Ficar zanzando de carro por aí protege alguém durante a quarentena?

Isolamento parece lenda ao ver o vai e vem de carros pelos avenidas de Campo Grande. Quem anda dirigindo por aí acha que está seguro dentro de um veículo. Mas será?

Nas ruas, motoristas ouvidos pelo Campo Grande News afirmam que estão tomando cuidados extras com os veículos, além de aumentar a higiene pessoal. Donizete Souza Silva é motorista de caminhão caçamba e por isso, roda a cidade o dia todo. Ele garante que tem tomado medidas adequadas para evitar o contágio e limpa o veículo por dentro e por fora.

“Passo álcool em gel até no volante. Toda hora tem que limpar, porque mexo o tempo todo com sujeira. Então o jeito é lavar a mão e passar o álcool em tudo”, sustenta. Ele afirma ainda que se sente mais seguro contra o contágio dentro do caminhão.

Com os vidros do carro aberto, máscara e luvas, o corretor de imóveis Bruno Franco falou com a reportagem enquanto estava parado no semáforo. Para ele, é importante cuidar do carro, principalmente porque ele lida com pessoas todos os dias. “A gente toma cuidado porque tem muito contato com público. Trabalho em uma imobiliária e higienizo o carro, mas muito mais as mãos, porque passar álcool no volante o tempo todo gasta muito”.

Profissional de uma clínica veterinária, Tainara Passarinho usa um produto do seu local de trabalho para higienizar o veículo. “Cuido do carro jogando o produto em tudo, pelo menos uma vez ao dia”, conta. Tais produtos costumam ter eficácia contra maior quantidade de vírus e bactérias.

Por fim, Wesley Assis também passa álcool em gel em tudo: volante, maçaneta e volante. Ele diz ainda que se sente mais seguro dentro do carro e com menor risco de ser contaminado com a Covid-19 porque “dentro do carro não conversamos muito com as pessoas”.

RECOMENDAÇÕES – O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) orienta algumas medidas necessárias à higienização de veículo nesse período de pandemia.

O médico especialista em Medicina de Tráfego, do Trabalho e Pneumologista, Amaury do Lago Prieto destaca que o ideal é que o carro fique estacionado, “porque a orientação é não sair de casa”, mas “sabemos que existem pessoas com necessidades inadiáveis e por isso, devemos buscar a higienização segura dos nossos veículos”.

De acordo com ele, para essa limpeza geral, o médico não foge à regra: “álcool gel!”. Quando entrar no veículo e ao sair dele, os cuidados precisam ser os mesmos e é preciso higienizar principalmente as partes que são tocadas pelo motorista.

“Maçanetas, câmbio, volante, botões de retrovisores, de vidros, alavancas de freio e até mesmo aquela tela multimídia que alguns possuem, todas essas partes precisam estar bem limpas”, explicou o médico.

Doutor Amaury lembra que em meio essa crise, carregar o vidro de álcool gel no carro é a maior defesa, “principalmente se tiver contato com outras pessoas, como é o caso dos motoristas de aplicativos ou mesmo os profissionais da saúde”, enfatizou.

Os mesmos cuidados devem ser tomados pelos motociclistas, que devem usar o álcool gel para limpar as luvas e manetes da motocicleta, retrovisores, chaves e capacete.

Quanto ao ar-condicionado, o médico orienta que o ideal é manter o equipamento regulado de maneira que haja a troca do ar interno com o ar externo ao veículo. Principalmente se houverem outras pessoas a bordo do carro. Mesmo assim, é necessário que os vidros permaneçam abertos de 3 a 4 centímetros para auxiliar a troca do ar.