Com atrações especiais, paralelo entre o Cerrado e a Amazônia é destaque da edição de 2019 do festival.

Festival gastronômico CataGuavira chega a 6ª edição em Bonito
/ Foto: Divulgação

Em 2017, a guavira foi oficializada como um dos símbolos do Mato Grosso do Sul. A fruta famosa na região de Cerrado é muito versátil e pode ser consumida in natura, virar licor, geleia, sorvete e até produto de beleza. Desde 2013, a cidade de Bonito – MS recebe o Festival CataGuavira, que homenageia tudo que homenageiam as produções que podem surgir dessa fruta. Neste ano, a 6ª edição vai de 22 à 24 de novembro.

O festival gastronômico chega agora à sua sexta edição, com o nome “Amazônia Encontra o Cerrado”, com o intuito de mostrar os paralelos entre a guavira e os sabores do Norte do país. Para ajudar nessa missão, diversos convidados especiais, como Elenira Mendes, filha do ativista Chico Mendes; Joanna Martins, da Manioca, marca queridinha dos chefs mais famosos do país; Izete Costa, a produtora de cacau e chocolate mais famosa do Pará à frente da marca Dona Nena e outros nomes.

O evento acontece na próxima sexta-feira (22) ao domingo (24) e traz em sua programação, palestras, bate-papos, almoços, jantares e atrações musicais. Além disso, conta com a presença do chef alagoano Guga Rocha, um dos profissionais mais celebrados da nova geração de chefs brasileiros. Com experiência em mais de 30 países, ele é ainda um pesquisador das raízes da culinária brasileira e também participou de programas de TV como o Mais Você da Rede Globo e foi apresentador do Homens Gourmet da FOX Life. No CataGuavira ele participará do Jantar a Seis Mãos com os chefs Sylvio Trujillo e Edu Rejala.

Como atração musical do festival, o CataGuavira recebe Davi Moraes e Pedro Baby, filhos dos cantores Moraes Moreira e de Pepeu Gomes e Baby do Brasil.

Confira a programação completa, que se divide entre Paralela (com eventos pagos) e Oficial (quase toda gratuita mediante inscrição).