O ouro foi do australiano, e grande favorito, Curtis McGrath. Stuart Wood, da Grã-Bretanha, completou o pódio.

Fernando Rufino conquista medalha de ouro na paracanoagem
Histórico! Fernando Rufino conquista o primeiro ouro brasileiro na paracanoagem! / Foto: Miriam Jeske/CPB

O sul-mato-grossense Fernando Rufino é campeão paralímpico na categoria VL2 da canoagem de velocidade das Paralimpíadas de Tóquio. Com tempo de 53,077s, o brasileiro venceu a decisão, seguido por Steven Haxton (EUA) e Norberto Mourão (POR). O também brasileiro Luis Carlos Cardoso terminou na 7ª posição.

Quem também fez bonito foi Giovane Vieira da Paula, que conquistou a prata na final do VL3. O ouro foi do australiano, e grande favorito, Curtis McGrath. Stuart Wood, da Grã-Bretanha, completou o pódio.

O caubói largou na raia 4, por ter feito o melhor tempo da primeira fase, mas do lado tinha o norte-americano Steven Haxton que bateu o melhor tempo paralímpico (que era do brasileiro) na semifinal. Mas não deu chances aos rivais, com excelente largada, Rufino já abriu vantagem logo nos primeiros metros.

Dali para frente, só ampliou a diferença e venceu com o melhor tempo paralímpico. Fernando garantiu a 21ª medalha de ouro do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio, isso porque Thiago Paulino perdeu o título do arremesso de peso F57 na revisão.

Fernando Rufino estreia nos Jogos Paralímpicos, depois de ficar fora da Rio-2016 por conta de um problema cardíaco, mas chegou como um dos favoritos à Tóquio. Após ficar apenas com a quinta colocação na decisão do KL2, fez bonito no VL2 e não deu chance aos rivais.

Conhecido como caubói, Rufino é atual campeão mundial tanto do KL2 quanto do VL2, títulos que renderam a ele a vaga para disputar as Paralimpíadas. Antes do problema cardíaco, que o tirou dos Jogos do Rio, Fernando sobreviveu a um acidente de trânsito e também a ser atingido por um raio.