Fernando Reis elogia banimento russo no levantamento de peso: Aditivados
Fernando Reis, treino levantamento de peso Rio 2016 / Foto: Reuters

Depois do atletismo, o levantamento de peso russo se viu nesta sexta-feira banido dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro após o escândalo de doping que assolou o esporte do país. A decisão da Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) deixa oito atletas russos fora da competição, entre eles três que seriam adversários diretos de brasileiros. Fernando Reis, da categoria acima de 105kg e principal nome da modalidade no país, elogiou a decisão e ressaltou a falta de controle com os atletas russos.

- Só nesse ano já fiz mais de 17 exames antidoping. A cada duas semanas sou testado, e tenho certeza absoluta que eles não passam por esse regime. Aí fica um pouco mais difícil de competir com os caras. Mas, diferente de outros atletas, não uso isso como desculpa. Vou para cima independente de qualquer coisa, eles dopados ou não. Mas com certeza vai ser um benefício para a gente eles serem cortados dos Jogos, e acho que é o certo - afirmou.

No caso de Fernando Reis, ele não terá entre os rivais o campeão mundial e medalhista olímpico Ruslan Albegov, bronze em Londres 2012. O atleta brasileiro ressaltou a diferença entre competidores limpos e “aditivados”.

- Um cara duríssimo, medalhista mundial, medalhista olímpico. Acho que é justíssimo (o banimento). A gente está competindo com motor aspirado enquanto todo mundo está com motor turbo. Não dá para andar junto com os caras, é outra categoria, outra realidade. Realmente foi algo benéfico para a gente e algo que a Federação Internacional tinha que fazer de qualquer forma, não tinha outra saída. Realmente faz parte da política dos caras, são aditivados e vão para cima.

O técnico de Fernando Reis, o cubano Luis Lopez, também aprovou a decisão da entidade máxima da modalidade.

- Acho que foi uma decisão correta porque segue o regulamento. Uma equipe que tem mais de dois atletas com situações de doping no ano está fora de qualquer evento que seja realizado. A Federação Internacional aplicou o regulamento única e exclusivamente, e cumpriu com o que está estabelecido pela Wada.

O brasileiro Welisson Rosa, da categoria até 85kg, não terá Artem Okulov como rival. Já na categoria até 105kg, Mateus Gregório viu David Bedzhanyan ficar fora da competição com o banimento.

Entre os atletas cortados, Tatiana Kashirina e Anastasiia Romanova já haviam sido retirados dos Jogos pelo Comitê Olímpico da Rússia (ROC) devido a violações anteriores das regras antidoping. As vagas que eram dos russos foram oferecidas para atletas da Albânia, Geórgia e Moldávia (no feminino), Belarus, Croácia, El Salvador, Mongólia e Sérvia (no masculino). Mas com a competição próxima, a IWF não garantiu que todas as vagas serão preenchidas.