Feriado não está incluso no calendário oficial do estado

Feriado nacional? Saiba porque MS não celebra o dia 9 de julho
Feriado não está incluso no calendário oficial do estado / Foto: Stephanie Dias/Midiamax

O dia 9 de julho marca um acontecimento importante na história do Brasil: a Revolução Constitucionalista de 1932. A data é considerada feriado em São Paulo, mas não em demais estados do país. Assim, se você tinha dúvidas do motivo pelo qual Mato Grosso do Sul não tem folga nesse dia, o Jornal Midiamax te explica.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado contra o governo de Getúlio Vargas. A revolta contou com participação de várias frentes, inclusive do atual Mato Grosso do Sul. O envolvimento do estado deveu-se ao caráter separatista do movimento, algo de interesse dos mato-grossenses na época.

O conflito durou cerca de três meses, e desencadeou transformações políticas profundas naquela década. Mas, apesar do Mato Grosso “uno” (estado ainda não separado) lutar ao lado de gaúchos e paulistanos, a sua participação é pouco lembrada, a ponto da data não estar inclusa no calendário oficial de Mato Grosso do Sul.

Feriado não é comemorado em MS
A falta de memória do estado, em relação ao fato histórico, foi apontada pela presidente do IHGMS (Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul), Madalena Greco, em entrevista ao Midiamax, no ano de 2021.

Na ocasião, a historiadora comentou sobre a atuação do estado na revolução e relembrou, até mesmo, que o jornal mato-grossense, O Diário, serviu como difusor oficial dos atos de Vespasiano Barbosa Martins durante o episódio histórico.

“Só o fato de ter um diário que direcionava toda sua grade especialmente a luta pela Constituição já é um marco. Se havia outros interesses por detrás de toda movimentação, não diminui a participação desta parte do Estado de Mato Grosso”, explicou a historiadora.

Em São Paulo, o dia 9 de julho é celebrado como feriado desde 1997. Contudo, aqui em Mato Grosso do Sul, a data é um dia como outro qualquer no estado. Aliás, o feriado não é considerado nacional, conforme o calendário oficial do governo federal.

“Ficou disso tudo um forte vínculo entre nós e os paulistas. É bom fazer alianças com gente forte e de vanguarda. Uma lástima é que essa importante data não é comemorada por aqui”, lamenta Madalena Greco.