Governador publicou decreto nesta quarta-feira; decisão já foi confirmada para funcionalismo da Capital.

Feriadão prolongado: confirmado ponto facultativo no dia 14 a servidores de MS
Toten que identifica a sede da governadoria no Parque dos Poderes. / Foto: Chico Ribeiro

Os servidores estaduais de Mato Grosso do Sul terão ponto facultativo no próximo dia 14 de novembro. Com isso, o feriado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro, o funcionalismo terá quatro dias de folga.

A confirmação do feriadão prolongado, juntando o fim de semana com a segunda e terça-feira, foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) desta quarta-feira (9).

Conforme o decreto, a exceção é para as unidades e serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos.

Capital - Na semana passada, a Prefeitura de Campo Grande já havia decretado o ponto facultativo dos servidores municipais. Desta forma os serviços públicos só serão retomados na próxima quarta-feira (16).

A Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 e foi resultado de uma articulação entre militares e civis insatisfeitos com a monarquia. Nessa data histórica, a Monarquia chegou ao fim e a Era Republicana teve início no Brasil, instaurando o regime presidencialista, tendo como primeiro presidente do Brasil Marechal Deodoro da Fonseca.