Entretanto, apesar da expectativa, de acordo com a administração municipal, a retomada operacional do aeroporto será simples

Fechado por mais de quatro anos, aeroporto de Dourados retoma voos comerciais na segunda
Entretanto, apesar da expectativa, de acordo com a administração municipal, a retomada operacional do aeroporto será simples / Foto: Voos comerciais começam na segunda. (Foto: Reprodução, Franz Mendes)

O Aeroporto Francisco de Matos Pereira, em Dourados, retoma as operações de voos comerciais no próximo dia 8 de setembro. O local está fechado há mais de quatro anos, para reformas na pista. Segundo informações da prefeitura, a aeronave da Latam deve pousar às 8h40 em Dourados e decolar às 9h20.

A retomada dos vos comerciais representa um marco importante para a cidade. A maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul estava sem receber pousos e decolagens desde maio de 2021.

Para se deslocarem por via área, moradores de Dourados tinham que viajar de carro até Campo Grande ou Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. A situação foi bastante criticada pela população e também pelo setor empresarial.

Entretanto, apesar da expectativa, de acordo com a administração municipal, a retomada operacional do aeroporto será simples, uma vez que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vetou qualquer atividade na área do pátio, por questão de segurança.

O aeroporto recebeu investimentos em obras de infraestrutura e tecnologia, as quais agora permitem operações com aeronaves de maior porte, como o jato da Latam Airlines, que fará o primeiro pouso.

Entre as melhorias do aeroporto, está a instalação dos modernos equipamentos da sala EPTA (Estação Prestadora de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo), responsáveis por garantir maior precisão na navegação e mais segurança nas decolagens e nos pousos.

Para efeitos operacionais, os passageiros serão transportados por ônibus entre a nova pista e o terminal, seguindo o modelo já utilizado em outros aeroportos brasileiros. 

Com a retomada, os passageiros serão transportados por ônibus entre a nova pista e o terminal, seguindo o modelo já utilizado em outros aeroportos brasileiros. 

O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, foi reclassificado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, tornando-se apto a operar voos comerciais.