Fazendeiros tentam negociação com indígenas em distrito de Aquidauana
Fazendeiros querem entrar na propriedade para cuidar de gados. / Foto: Arquivo Midiamax

Fazendeiros que tiveram as propriedades rurais ocupadas na última segunda-feira (27), no distrito de Taunay em Aquidauana, distante 143 quilômetros de Campo Grande, se reúnem nesta quinta-feira (30), para tentar uma negociação com os terenas. Conforme os relatos, o objetivo é conseguir permissão para cuidar dos animais que permanecem nas fazendas.

Os indígenas ocuparam as fazendas Cristalina, Ouro Preto e Persistências. Outras duas propriedades rurais, Esperança e Maria do Carmo, foram ocupadas há mais de dois anos.

Os terenas dizem que querem retomar a área onde ficam 17 fazendas do Distrito de Taunay. Eles alegam que as propriedades estão situadas em terras indígenas. Segundo o sócio da Fazenda Ouro Preto, José Lippe, de 77 anos, o objetivo é que ainda nesta manhã, seja possível visitar as propriedades.

"O momento é difícil. Não tive condições de olhar o gado de cria e nem mesmo tempo para retirar os animais. Preciso fazer isso", declara.  Segundo o produtor rural, a propriedade conta com 1.600 cabeças de gado, além de cavalos.