Um fazendeiro de 59 anos, residente em Londrina (PR), foi multado em R$ 10 mil por causa de processos erosivos na propriedade em Figueirão, município na região nordeste de Mato Grosso do Sul. A fiscalização foi feita pela Polícia Militar Ambiental (PMA) na quarta-feira (13).
Além da erosão, os policiais constataram falta de conservação do solo, agravado pelo pisoteio do gado, inclusive, em áreas de matas ciliares, foram as causas principais do surgimento das voçorocas de grande proporção. Os processos erosivos causaram o assoreamento de um córrego que cruza a propriedade.
O proprietário rural pode responder por crime ambiental de destruir área de preservação permanente. Se condenado por este crime, poderá pegar pena de um a três anos de detenção.
A PMA ainda determinou a interdição da área para proteção e recuperação, com proibição de atividades agrícolas e pecuárias. O proprietário também foi notificado a apresentar projeto de recuperação de área degradada (Prad) junto ao órgão ambiental.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!