Quebra-molas foi implantado há cerca de 15 dias, porém no local não há sinalização adequada informando sobre o dispositivo.

Falta de sinalização em trecho onde soldado morreu é alvo de reclamação
Policial rodoviário federal ao lado da única placa provisória que indica que no local há quebra-molas. / Foto: Marcos Maluf

A falta de sinalização no km 344 da BR-060, trecho em obras na saída para Rochedo, em Campo Grande, é alvo de reclamação por falta de sinalização. No local, acidente matou o soldado do Exército Ivaldo Azambuja de Souza, 19 anos, morreu na manhã do último do domingo (17) 

Segundo um leitor, há 15 dias foi implantado quebra-molas no trecho, porém não há sinalização de aviso ou alerta sobre a elevação. “Eles colocaram uma placa em cima do dispositivo. Às vezes não dá tempo nem de frear", lamentou. Antes do quebra-molas é possível observar várias marcas de frenagem. 

Indagado, o Dnit (Departamento Nacional Infraestrutura de Transportes) informou que não é o responsável pela instalação do quebra-mola em questão. O dispositivo foi implantado pela empresa responsável pela execução das obras de construção da rotatória de acesso do anel viário de Campo Grande com a rodovia MS-080. Ainda conforme o texto, a fiscalização da execução das obras é de responsabilidade do município.  

De acordo com a prefeitura de Campo Grande, o trecho está com obras em andamento e há sinalização com a informação, além da placa indicativa da existência do redutor de velocidade para garantir acesso à rotatória. No entanto, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) orienta que os órgãos responsáveis devem indicar, de forma clara, com antecedência necessária a sinalização devida, a manobra de redução de velocidade. 

Em Mato Grosso do Sul, a BR-060 começa na ponte sobre o Rio Apa, em Bela Vista, fronteira do Brasil com o Paraguai; e termina em Chapadão do Sul, na divisa com Goiás. No mês passado, a Engepar Engenharia e Participações Ltda venceu licitação para recuperar trecho de 172,1 quilômetros da BR-060 em Mato Grosso do Sul. 

A contratação prevê recuperação de dois subtrechos da rodovia. O primeiro tem 33,9 quilômetros de extensão e contempla o entorno de Campo Grande, desde o entroncamento com a MS-080, na saída para Rochedo, até o encontro com a BR-262, no Indubrasil, saída para Aquidauana.

Acidente - O soldado do Exército morreu em acidente envolvendo a motocicleta que pilotava e uma caminhonete, por volta das 5h30. O condutor da caminhonete Chevrolet S-10, João Aparecido de Jesus, 62 anos, contou que seguia com a esposa para Aquidauana, quando reduziu a velocidade para passar pelo quebra-molas sentiu um impacto na traseira do veículo. Ele, então, desceu e encontrou o jovem caído no asfalto ao lado da porta do passageiro e uma motocicleta Honda CG 160 Fan danificada. João acionou o socorro, mas o rapaz morreu no local.

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