Falta de manutenção triplica o risco de acidentes, diz pesquisa
/ Foto: Portal do Trânsito

A verificação periódica de alguns itens do veículo resulta numa condução mais econômica e principalmente mais segura.

É o que aponta pesquisa realizada pelo aplicativo espanhol Confortauto. Segundo o estudo, a falta de manutenção aumenta em três vezes a possibilidade do veículo se envolver em acidente. Além disso, o consumo de combustível pode aumentar em 30% devido à má manutenção.

“Para garantir a segurança do condutor ou do piloto e dos passageiros, é necessário manter o veículo em perfeito estado de conservação e funcionamento” explica Celso Alves Mariano, especialista e diretor da Tecnodata Educacional, empresa que comercializa sistemas de educação para o trânsito.

Existem dezenas de problemas que um veículo pode apresentar e, que dependem de um diagnóstico correto para depois serem solucionados. “Os veículos modernos são mais complexos e exigem mão de obra especializada”, afirma Mariano.

Porém, há algumas atitudes que estão nas mãos do proprietário do veículo. “É preciso ficar atento a sinais de desgaste e de falhas, além disso, verificar no manual as indicações de trocas das principais peças”, diz o especialista.

Com relação a isso, a pesquisa diz ainda que 47% dos cidadãos não revisam os freios, 62% não revisam os amortecedores e outros 47% não verificam o nível de óleo do motor.

“Quem dirige o veículo desempenha um importante papel nesse sentido, podendo evitar graves acidentes causados por defeitos mecânicos”, conclui Mariano.