A vacina estaria em falta em toda a rede de saúde.

Falta da vacina Tríplice Viral nos postos de saúde preocupa pais em Campo Grande
Pais já percorreram diversas unidade e foram informados da falta da vacnia. / Foto: Andrej Ivanov - Correio Braziliense

Unidades Básicas de Saúde de Campo Grande não estão tendo vacina da tríplice viral (“vacina triviral”), pelo menos isso, é o que dizem os pais e responsáveis de crianças de até um ano, que procuram os locais para imunizarem seus filhos.

Alguns pais denunciam que já foram em várias unidades de saúde, mas a resposta é sempre a mesma, “não há a vacina da tríplice viral”.

Uma mulher de 35 anos, que prefere não se identificar, moradora no bairro Paulo Coelho Machado, disse que tem um filho de 1 ano, que está com a vacina atrasada há três meses.

"Estou muito preocupada porque essa seria a primeira dose do meu filho e a gente não consegue encontrar em lugar nenhum. Fui ao posto do Paulo Coelho Machado várias vezes, e eles pedem para procurar as unidades próximas”, explica.

Ela conta que, em algumas unidades que procurou, recebeu a informação de que a falta da vacina seria em toda a Rede Municipal de Saúde e foi orientada a substituir a tríplice viral por outras vacinas.

Nesta sexta-feira (11), a mulher entrou em contato com uma agente de saúde, que confirmou a falta da vacina. Segundo a profissional, a Sesau recomenda aplicar a tríplice varicela, no lugar da triviral, porque ainda não há previsão para chegada de novos lotes.

A denunciante ressalta que os menores de 5 anos ainda não tomam a vacina da Covid-19, mas que as demais deveriam estar à disposição.

"Pelos anos difíceis que estamos passando por conta da covid e pelo fato dos menores de 5 anos não poderem tomar a vacina da Covid, no mínimo as vacinas deles tem que estar à disposição, para ficarem imunes as outras doenças que também existem.  Também precisamos estar em  dia com a carteirinha de vacina dos nossos filhos", concluiu a mãe.

A reportagem entrou em contato com a Sesau para dar explicações sobre a falta da vacina Tríplice Viral e aguarda a resposta.