Além da reação de parlamentares bolsonaristas, a declaração de Lula também gerou críticas contundentes entre parlamentares não alinhados com o governo federal.

Fala de Lula sobre incomodar deputados em casa é inconsequente, afirmam analistas
/ Foto: © Getty

O desembargador aposentado Walter Maierovitch não vê atuação de 'dolo, com intenção de causar assédio ou importunação', na fala de Lula, mas diz que o ex-presidente esqueceu uma passagem da história. 'O legado do direito constitucional inglês. Me refiro ao princípio 'minha casa, meu reino' (my house, my kingdom). Daí a proteção ao domicílio, e não caber importunações. Para tudo', afirmou.

O cientista político e professor do Insper Carlos Melo afirmou que há 'um certo grau de demagogia' e que o petista falou de forma 'inconsequente'. No entanto, pondera que o discurso foi para um 'público muito específico'.

'Certamente é um tipo de prática que não aconteceria em um governo do Lula porque não faz sentido. É descabível as pessoas procurarem os deputados nas suas casas', disse.

O professor de Ética e jornalista Carlos Alberto Di Franco afirmou que se trata de 'uma declaração irresponsável, imprópria de quem disputa uma eleição, um incitamento perigoso e claramente desrespeitoso com as famílias'.

Além da reação de parlamentares bolsonaristas, a declaração de Lula também gerou críticas contundentes entre parlamentares não alinhados com o governo federal. O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) chamou de 'criminosa' a declaração de Lula. Ele cobrou reação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o episódio. 'Também me questiono se, nesse caso, o ministro Alexandre de Moraes pedirá a prisão do ex-presidiário Lula por essa ameaça ao Parlamento', afirmou.

Presidente do Cidadania, Roberto Freire classificou a sugestão do ex-presidente da República como 'absurda' e 'fascista'. 'Declaração absurda essa de Lula mandar militantes pressionarem famílias de deputados que por acaso não sejam do seu agrado. Atitude fascista inadmissível numa democracia', publicou Freire nas redes sociais.