Veja receita adaptada do doce típico da culinária italiana.

Fácil de preparar, crústeles tem versões doce e salgada
Receita italiana, o crústeles recebeu influência brasileira e ganhou recheios diferentes, como o de chocolate belga e doce de leite. / Foto: Gabriela Borsari

Rafael lembra com carinho da massa fininha frita em óleo quente que a avó Idalina preparava aos fins de semana. “Desde que eu era pequeno, lembro da minha avó preparando o crústeles. Na época, ainda morava em Araçatuba e eu adorava”, afirma.

A tradição em família permaneceu por muitos anos e a receita simples que tanto encantou Rafael continuou presente nos encontros, mesmo após a partida da nonna Idalina.

“Depois que a minha avó faleceu, minha mãe encontrou a receita e começou a fazer. Depois de um tempo, eu revolvi reproduzir em casa, já morando em Campo Grande”, comenta.

O sucesso foi instantâneo. “Eu trabalho em um banco e levei para os meus colegas experimentarem. Sempre foi muito elogiado, o pessoal gostou muito e foi então que resolvi empreender”, ressalta. 

O doce é típico da culinária italiana, mas na versão original não é recheado. Rafael aproveitou e abrasileirou a receita, incluindo ganache de chocolate belga, doce de leite, leite ninho e chocolate branco. Há também a versão salgada, que leva diversos molhos, como maionese defumada e barbecue. 

MEMÓRIA

No quiosque que recebe o mesmo nome da receita, Crústeles, Rafael afirma que já viu muita gente se emocionar. 
“Como é um doce italiano, tem muita gente que diz que a nonna fazia quando era criança e se emociona ao experimentar”, explica.

Além do crústeles, Rafael aumentou o menu com outras receitas tradicionais do país, como o cannoli e a soda italiana. “Em breve também vamos incluir a palha italiana”, ressalta. 

O quiosque fica no corredor do Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande.

RECEITA

Crústeles

Ingredientes
500 g de farinha
100 ml de água
1 colher de café de fermento 
110 g de açúcar
3 ovos
30 g de manteiga

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes até que a massa fique homogênea. Depois, abra a massa, corte em pedaços finos e frite em óleo bem quente. Recheio: decore o crústeles com o sabor desejado. Os mais populares  na versão doce são de chocolate, creme de avelã e doce de leite.