O Facebook negocia com várias empresas de comunicação para tentar convencê-las a publicar o conteúdo diretamente na rede, em vez de usar links para seus próprios sites – noticiou nesta terça-feira o jornal New York Times.

Os testes devem começar nos próximos meses, diz o jornal, que faz parte dos primeiros parceiros, ao lado de BuzzFeed e National Geographic.

Procurados pela AFP, Facebook, The New York Times e National Geographic não responderam. A porta-voz do portal BuzzFeed não quis comentar.

A rede social tem 1,39 bilhão de usuários e é uma fonte regular de informações para 88% dos americanos entre 18 e 34 anos, segundo pesquisa realizada no início deste ano pelo Instituto Americano de Imprensa e o Centro de Pesquisa para Assuntos Públicos Associated Press-NORC.

Por enquanto, o Facebook apenas publica links que direcionam para os sites dos veículos.

Assim, os veículos mantêm o controle de toda a renda relacionada à consulta do seu conteúdo (por anunciantes em suas páginas ou assinaturas pagas), e também lhes permite coletar informações sobre seus leitores.

Publicar diretamente o conteúdo na rede social implicaria na perda deste controle. Para que a proposta seja mais atraente, o Facebook discute com editores de jornais uma maneira de compartilhar lucros com publicidade, que seria publicada com o conteúdo, de acordo com o New York Times.