Facebook muda logo da rede social sem fazer alarde

Você provavelmente não notou, mas na terça-feira (30) o Facebook mudou a logo exibida tanto no site quanto na sede da empresa de Mark Zuckerberg, na Califórnia. E não é por menos: a única mudança foi na fonte, que agora está mais espaçada, arredondada e com linhas ligeiramente mais finas. Em dez anos, essa é a primeira e maior mudança na marca da rede social, já feita pelo CEO, Mark Zuckerberg.

A mudança mais proeminente está na letra “a”, que ganhou um contorno cheio, ficando com um aspecto menos sério com a nova fonte usada pelo site. Segundo o diretor de criação do Facebook Josh Higgins, a empresa decidiu realizar uma atualização sutil na logo “para torná-la mais amigável e acessível”.

Não houve alarde para a novidade, cujo anúncio se limitou a um tuíte (Twitter.com/ChrisTauziet) publicado pelo designer de produtos Christophe Tauziet, no seu perfil no microblog.

Uma das suposições para a ligeira divulgação seja porque a nova logo não apareça para a maioria dos usuários da rede social, atualmente se limitando a aparecer em páginas menos acessadas, como a seção destinada a empresas (facebook.com/business/). O símbolo popular em todos os perfis e páginas de fãs, mais conhecido apenas pela letra F, por enquanto, não muda.