Companhia divulgará trimestralmente seus relatórios de padrões de comunidade assim como faz com seus relatórios financeiros

 Facebook derrubou 1,5 bilhão de contas falsas nos últimos seis meses

O Facebook informou na última semana, como parte do seu relatório semestral sobre Padrões da Comunidade, que derrubou 1,5 bilhão de contas falsas nos últimos seis meses. Dessas, 99,6% por cento foram proativamente identificadas como falsas e removidas antes de os usuários denunciá-las, segundo o relatório. A companhia ainda estima que as contas falsas representavam cerca de 3 a 4 por cento dos usuários ativos mensais no segundo e no terceiro trimestre de 2018.

 
powered by Rubicon Project
A rede social, que conta com uma base de mais de 2 bilhões usuários no mundo, tem avançado em esforços para remover conteúdo de ódio, spam, notícias falsas e conteúdo com nudez. Em abril deste ano, o Facebook revelou, pela primeira vez, detalhes sobre como decide que um conteúdo pode ser publicado ou banido da plataforma ao revelar seus padrões de comunidade. Ao todo, 11 escritórios do Facebook ao redor do mundo trabalham em tais padrões. Neles, estão especialistas que contam com trajetória acadêmica e prática em assuntos que vão desde segurança infantil, a discursos de ódio e terrorismo.

No terceiro trimestre de 2018, o Facebook disse que tomou medidas em 2,1 milhões de conteúdos que violavam suas políticas de assédio e intimidação; outros 8,7 milhões de conteúdos, que violavam suas políticas de exploração sexual e nudez infantil, também foram banidos; durante o mesmo período 5,4 milhões de frases de ódio foram derrubadas, desse total cerca de 52% do conteúdo foi sinalizado pelo próprio Facebook. 

O CEO Mark Zuckerberg disse repetidamente que tem sido mais difícil para o Facebook desenvolver sistemas de inteligência artificial que detectem a fala de ódio do que, por exemplo, nudez, então detectar o discurso de ódio é uma área na qual a empresa ainda precisa mostrar melhor progresso.

Durante teleconferência com repórteres, Zuckerberg e a líder da políticas, Monika Bickert, afirmaram que o Facebook divulgará trimestralmente seus relatórios de padrões de comunidade assim como faz com seus relatórios financeiros.